A ciência na hora de lavar as verduras!

Alimentação saudável é a chave para a saúde e a boa forma. Verduras, frutas e legumes são os aliados na busca por uma melhor alimentação . Mas será que você lava direito tudo isso? Lá onde ninguém consegue ver existem famílias de parasitas e bactérias vivendo bem felizes na sua salada!

Ficou com medo, né? Eu vejo muita gente dizendo que não come salada na rua porque não sabe se são bem lavadas, só que na maioria dos casos a contaminação não tá lá no restaurante e sim na sua geladeira.

Os perigos são muitos e geralmente invisíveis. As frutas e verduras tradicionais são cultivadas na terra e recebem uma boa dose de agrotóxicos. Na terra elas podem se contaminar com parasitas que acabam causando verminose em você e na sua família. Vamos acabar com tudo isso?

O procedimento indicado pela ANVISA para higienizar as frutas e legumes é o seguinte:

Passo 1. Lavar tudo bem lavado em água corrente. Por que? Para tirar a terra, os insetos e coisas visíveis ao olho nu nesses alimentos. Além disso, ajuda a diminuir a quantidade de agrotóxico presente neles. Mas então quer dizer que não sai todo o agrotóxico depois que eu lavo os alimentos? Infelizmente, não. É muito difícil retirar todo, todo o agrotóxico, mas você pode diminuir muito lavando tudo muito bem e em água corrente, para que o agrotóxico possa sair ralo a baixo. Se você só coloca de molho a remoção não é tão eficaz. 

Passo 2. Colocar os alimentos de molho em solução de hipoclorito de sódio (água sanitária). O correto é colocar uma colher de água sanitária para cada litro de água e deixar de molho por 10min. Esse procedimento serve para matar os parasitas e bactérias presentes na  frutas e legumes. E posso usar vinagre? Não, não pode usar vinagre. O vinagre é uma solução de ácido acético 4% e sua acidez não consegue matar esses microrganismos, o negócio é água sanitária ou aquelas soluções para higienizar verduras vendidas nos supermercados. Guarde o seu vinagre para temperar a salada depois de pronta!

Passo 3. Enxágüe tudo muito bem, também em água corrente. Esse passo serve para retirar a água sanitária dos alimentos. Agora eles já estão prontinhos para serem devorados.

Arcimboldovertemnus

E os orgânicos?

Os produtos orgânicos não possuem agrotóxicos, o que é ótimo. Só que isso não evita que eles estejam contaminados por parasitas e bactérias por isso o sistema de limpeza deve ser o mesmo. Alias, como não receberam veneno algum esse tipos de alimento pode inclusive ter mais vermezinhos, mas nada que uma boa água sanitária não resolva. Pelo menos você fica livre da contaminação por agrotóxicos!

E os hidropônicos?

Os hidropônicos são vegetais produzidos em água em vez de utilizar o solo. Eles geralmente não presentam os parasitas encontrados no solo, mas podem estar contaminados com parasitas encontrados na água. Então o processo de higienização também deve ser o mesmo.

E o que esses parasitas podem fazer a saúde? Quem são eles?

Os principais parasitas mais encontrados em verduras e vegetais frescos são ameba e giárdia, também podem ser encontrados ovos de outros parasitas como da áscaris. Todas esses parasitas causam verminose, vermes como se costuma dizer por ai. Eles ficam alojados no seu intestino e lá atrapalham a absorção de nutrientes além de provocar sintomas bem desagradáveis. Os sintomas mais comuns de verminose são cólicas, flatulência (gases), diarréia, enjôo, vômitos, fraqueza e anemia. 

E como a água sanitária mata esses parasitas?

A água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio, que consegue matar bactérias, fungos,  vermes e seus ovos é o cloro presente na solução. Inclusive a água sanitária é tóxica para nós humanos, por isso temos que ter cuidado ao utiliza-la em locais fechados já que o vapor de cloro é extremamente irritante para a nossa via respiratória. Agora preste atenção: você deve ter cuidado ao comprar a água sanitária para utilizar nos alimentos!! Lei a composição e veja se ela contém somente hipoclorito de sódio e se nas indicações de uso está indicado que pode ser usada em alimentos.

Com essas dicas a sua salada estará salva da contaminação!

1. O manual de manipulação de alimentos da ANVISA –> http://bit.ly/15yy3p1
 2.As obras usadas neste post são de Giuseppe Arcimboldo (1527-1599) –> http://www.giuseppe-arcimboldo.org