Os benefícios da erva-mate!
Hoje, 20 de setembro, é feriado no Rio Grande do Sul, o estado relembra nessa data a Revolução Farroupilha. Aproveitando a comemoração das tradições gaúchas vamos falar sobre os benefícios da erva-mate.
A erva-mate é utilizada no sul do Brasil e em vários países da América do Sul para o preparo do chimarrão ou do mate, como é chamado nos países de língua espanhola. Ela é feita com as folhas secas de uma planta chamada Ilex paraguariensis. O chimarrão é tomado quente na maioria dos lugares, fazendo assim uma infusão (falamos de infusão aqui) de erva-mate. Isso faz com que várias substâncias presentes na erva-mate sejam extraídas da planta e absorvidas por quem toma chimarrão. Várias pesquisas mostram que as substâncias presentes no chimarrão possuem efeitos benéficos.
Um chimarrão normal contém: cafeína, responsável pelo efeitos estimulante; teobromina, responsável pelo efeito diurético (também encontrada no chocolate); catequinas, substâncias conhecidas pelos efeitos antioxidantes (também presentes no chá verde) e alguns outros componentes. A quantidade de cada substância pode variar muito dependo do tipo de erva-mate utilizada, mas a quantidade de cafeína fica geralmente em torno de 8%. Sabe aquela espuminha que vemos no chimarrão quando colocamos a água? Ela é produzida por um grupo de substâncias presente na erva-mate chamadas de saponinas. É saponina mesmo! O nome lembra sabão justamente porque elas são capazes de formar espuma!
O consumo regular de chimarrão é capaz de diminuir o chamado colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Um estudo mostrou inclusive que o consumo de chimarrão potencializa o efeito dos medicamentos utilizados para diminuição do colesterol, as chamadas estatinas (sinvastatina, atorvastatina, lovastatina, etc). O chimarrão também é capaz de aumentar as defesas antioxidantes do nosso organismo, ajudando a diminuir o estrago provocado por radicais livres. Esses efeitos juntos ajudariam pessoas que apresentam aumento de colesterol e doenças vasculares.
Durante um tempo se acreditou que o consumo de erva-mate estaria relacionado com câncer de boca, garganta e esôfago. No entanto, estudos mostraram que o que realmente contribui para esse tipo de câncer é a água muito quente e não as substâncias presentes na erva-mate. Mais tarde se descobriu que, ao contrário do que se pensava, existem componentes na erva-mate que evitam alterações no DNA, prevenindo assim o surgimento de câncer. O único problema do chimarrão em relação ao câncer é que durante a secagem das folhas de mate pode ocorrer a contaminação da erva por compostos com potencial cancerígeno, mas isso só ocorre quando se utiliza queima de lenha no processo de secagem. Recentemente esse método de secagem deixou de ser utilizado nos processos industriais de produção de erva-mate.
Um outro benefício da erva-mate vai deixar muito fumante animado. Foi mostrado que a ação anti-inflamatória da erva-mate é capaz de evitar a inflamação produzida pelo cigarro nos pulmões dos fumantes. O único problema é que cigarro e a água quente do chimarrão juntos aumentam muito o risco de câncer na garganta. Então, fumantes, vão com calma no chimarrão.
Agora para a alegria da mulherada, a erva-mate parece reduzir o aumento de peso em camundongos que comem muita gordura. Estudos sobre chimarrão e emagrecimento começam a ser feitos agora em humanos. Seria uma maravilha se o chimarrão ajudasse a controlar o peso, não acham?! Vamos esperar os resultados dos próximos estudos.
Embora a erva-mate produza vários efeitos benéficos para a saúde, vale lembrar que tudo em excesso acaba prejudicando, então não vá exagerar no mate (lembra do desse nosso post?). Quem tem problema da acidez estomacal e gastrite deve tomar pouco chimarrão, já que a cafeína pode piorar a acidez do estômago Pessoas que sofrem com gases também devem maneirar no chimarrão, isso porque acabamos engolindo muito ar quando tomamos o mate, o que aumenta a quantidade de gases no estômago e intestino.
Por fim, uma notícia boa para o nosso cérebro! Estudos em animais mostraram que o extrato de erva-mate melhora a memória e também atenua os sintomas da Doença de Parkinson. Ainda falta ver se esses efeitos se repetem em humanos e com chimarrão.
Era isso! Aproveitem bem os benefícios da erva-mate e de um bom chimarrão. Para quem não é do sul fica a dica para experimentar essa bebida tão querida pelos gaúchos.
1. Vídeo para aprender a fazer chimarrão –> http://bit.ly/14qtCtD
2. Para ver os estudo que falamos nesse post –> http://bit.ly/16M1p16, http://bit.ly/15aRG69, http://1.usa.gov/15aS4Sm
Gostaria de saber se fumar erva mate faz mal a saude ou causa dependencia
Bebo chimarrão há desde criança, de manha quando acordo e de noitinha também. Os benefícios da erva mate para chimarrão são conhecidos de longa data.