O que são armas químicas?
Você deve ter ouvido falar bastante de arma química nas ultimas semanas. Existe um forte suspeita de que elas tenham sido usadas na Síria no dia 21 de agosto, o que teria causado a morte de mais de 1000 pessoas. No sábado, 14 de setembro, foi anunciando um acordo onde a Síria passará a integrar a Convenção Internacional para a Proibição de Armas Químicas. Enquanto as relações internacionais seguem tensas e o futuro da Síria muito incerto, as armas químicas são antigas conhecidas utilizadas em conflitos desde a antiguidade.
Mas o que são armas químicas e como elas funcionam?
Bom, armas químicas são armas cujo os efeitos destrutivos não se devem a força explosiva, mas sim a toxicidade de substâncias que são capazes de ferir, matar e/ou causar danos ao meio ambiente. Em vez de matar por explosão, como um tiro ou explosivos, as armas químicas produzem reações no organismo que acabam levando a morte. Atenção! Armas químicas são diferentes de armas biológicas! As armas biológicas são toxinas ou agentes infecciosos (como bactérias, vírus e fungos) que provocam infecções e reações imunológicas em seres humanos e animais. As armas químicas são apenas substâncias químicas que possuem efeitos tóxicos.
As armas químicas entram no organismo principalmente pela via inalatória. Ainda que vários desses agentes possam ser absorvidos pela pele e pela via oral, a forma como são utilizados em guerras faz com que a inalação seja responsável pela maioria dos efeitos. Os agentes químicos utilizados estão, geralmente, na forma líquida e por isso precisam sem pulverizados para que possam atingir uma grande área e assim uma quantidade maior de pessoas. As armas químicas foram muito utilizadas na primeira e na segunda guerra mundial, por isso é comum vermos fotos de soldados dessa época usando máscaras que cobriam todo o rosto, justamente para evitar a inalação desses compostos.
As armas químicas são classificadas pelo efeito que causam, assim também fica mais fácil de entender como elas são capazes de matar. As classes dos agentes mais utilizados são: sufocantes, hemotóxicos, irritantes e neurotóxicos. Se acredita, pelas imagens e relatos, que os agentes químicos utilizados recentemente na Síria sejam da classe dos neurotóxicos. A tabela abaixo resume quem são e o que fazem cada uma dessas classes.
Durante a guerra do Vietnam, os Estados Unidos utilizou vários tipos de armas químicas. Entre elas um agente em especial que não atacava pessoas, mas sim as árvores. O chamado agente desfolhante faz com que as árvores percam as folhas, o que facilitava a visualização do território pelos aviões americanos em áreas de florestas densas do Vietnam.
Existe um acordo internacional que proíbe o uso das armas químicas. Esse acordo foi assinado em 1993 e nele os países se comprometem a não produzirem nem utilizarem armas químicas. Claro que nem todos os países do mundo assinaram esse acordo, entre eles está a Síria que agora deverá passar a fazer parte desse grupo. Somente o uso de dois tipos de substâncias químicas é permitido e elas são utilizadas para dispersar multidões. Após as manifestações de junho de 2013, nós passamos a conhecer bem essas armas. São elas o gás lacrimogêneo e o spray de pimenta. Essas substâncias tem seu uso liberado porque teoricamente não causam a morte, apenas provocam reações irritantes como ardência nos olhos e dificuldade de respirar, que faz com que as pessoas se dispersem. No entanto, o gás lacrimogêneo pode ter efeitos mais graves (até levar a morte!!) em pessoas com doenças respiratórias como a asma por exemplo.
Já sei, já sei! Falando em gás lacrimogêneo, vocês vão querer saber do vinagre, né?! O vinagre foi amplamente utilizado durante as manifestações como antidoto do gás lacrimogêneo. Só que na verdade ele não funciona…. O vinagre é uma solução que contém 4% de ácido acético, esse ácido somente diminui a sensação causada pelo gás, mas não combate os efeitos irritantes. Por isso pode ser até pior utilizar o vinagre, já que sem sentir os efeitos irritantes a pessoa acaba ficando mais tempo exposta aos efeitos do gás o que pode piorar a intoxicação. Além disso, o próprio vinagre, por ser ácido, é irritante para a via respiratória.
Outra coisa que pouca gente sabe é que os agentes utilizados nas armas químicas se degradam com facilidade. O que quer dizer que eles não possuem uma validade muito grande, logo eles não pode ser armazenados por longos períodos. Os grupo terroristas e países que alegam ter armas químicas, muitas vezes não possuem os compostos prontos, mas sim percursores que podem facilmente ser utilizados para sintetizar as armas químicas.
O mais triste das armas químicas é que elas muitas vezes são utilizadas contra civis e são potencialmente mais tóxicas para as crianças, devido ao baixo peso corporal. A gente fica aqui torcendo para que não ocorram mais ataques com armas químicas e que os conflitos da Síria terminem logo e de forma positiva.
1. Para entender o que está acontecendo na Síria –> http://bit.ly/18pcvvq
2. Para ler mais sobre armas químicas –> http://1.usa.gov/1631hNa
3. Aqui você encontra a Convenção Internacional para a Proibição de Armas Químicas, onde contam todos os países que assinaram o acordo em 1993 –> http://1.usa.gov/1gk9hbq