O que acontece quando colocamos Mentos na Coca-cola diet?
Existem centenas de vídeos na internet mostrando o que ocorre quando adicionamos Mentos na Coca-cola, na sua maioria Coca-cola diet. Voa Coca-cola por todo lado!! Se você ainda não viu basta dar uma olhada no vídeo abaixo.
É tudo muito engraçado e explosivo, mas você já se perguntou por que isso acontece?
Olhando assim, a primeira coisa que poderíamos pensar é que se trata de uma reação química entre componentes do Mentos e da Coca-cola diet. Certo? Eu disse que só parece, já que a reação é muito rápida. Muito mais rápida que o tempo do Mentos se dissolver no refrigerante, o que torna pouco provável que seja uma reação química. Então se não é uma reação química é o que? Um fenômeno físico oras!!! Vou explicar melhor!
Todos nós sabemos que os refrigerantes contém uma grande quantidade de dióxido de carbono dissolvido no líquido. Acontece que as moléculas de dióxido de carbono estão no estado gasoso e por isso loucas para sair voando do líquido. Elas ficam lá dentro devido a tensão na superfície do líquido, provocada pela pressão dentro da garrafa. Assim que abrimos a garrafa essa pressão vai diminuir e as moléculas de gás vão saindo lentamente. Mesmo fechando novamente a garrafa a pressão já não é a mesma e em 24 horas na geladeira é possível que todo o gás já tenha saído. Se sacudirmos o refrigerante antes de abrir, aumentamos a energia cinética das moléculas de gás e ainda diminuímos a tensão superficial do líquido que segurava as bolhas de gás dentro dele. Resultado: vai estourar refrigerante por todo o lado. Coisa semelhante ocorre com Champanhe, que também contém dióxido de carbono dissolvido e quando agitado, na fórmula 1 por exemplo, dá um banho em todo mundo.
O Mentos faz algo muito parecido, ele age como um canalizador para as moléculas do gás. Isso ocorre porque a superfície do Mentos é toda feita de poros microscópicos, que nós não conseguimos ver a olho nu. Em contato com o refrigerante, as moléculas de gás encontram um caminho perfeito para escapar e saem do refrigerante quase todas juntas. E são elas que vemos saindo com toda a força e levando consigo um pouco de refrigerante na explosão.
Não acredita?! Então experimenta usar um Mentos com sabor. Eles possuem a mesma fórmula que o normal, mas são cobertos com uma película colorida que deixa sua superfície lisinha. Sabe o que ocorre colocando esse Mentos na coca-cola? NADA! Porque a superfície lisa não ajuda as bolhas de gás a saírem.
Tá eu sei que você já tá me perguntando: E por que Coca-cola diet? O fenômeno também ocorre com refrigerantes normais (como podemos ver no vídeo), mas em intensidade menor. O adoçante utilizado nos refrigerantes diet e zero, o aspartamente, diminui a tensão superficial do refrigerante e ajuda o gás a sair mais rapidamente, fazendo com que a fenômeno seja maior. Basta reparar que a espuma dos refrigerantes diet é diferente da dos normais. Eles também fazem mais espuma quando colocados no copo e perdem o gás mais rápido. Uma coisa que parece não fazer diferença é cafeína, por isso você pode usar Coca-cola ou outro refrigerante. Claro que a Coca-cola por ser escura produz um efeito visual melhor.
Acha que isso tudo é brincadeira de criança? Nada disso! Tem artigo científico publicado na revita American Journal of Physics, investigando e mostrando o que de fato ocorre entre Mentos e a Coca-cola. E não é só isso! Existe até recorde de número de fontes de Coca-cola com Mentos no Guines Book. O recorde atual é de 2.865 fontes simultâneas e foi realizado em 2010 em um shopping da Malásia.
Coisa louca, né?
1. Os Mythbusters também já abordaram esse assunto. Para ver o episódio –> http://bit.ly/1d9ckDB
2. Para ver o artigo sobre Coca-cola e Mentos –> http://bit.ly/18H6pTf
3. Para ver o recorde mundial de fontes de Coca-cola e Mentos –> http://bit.ly/1dTODSD
Acho que você quis dizer ‘dióxido’ de carbono!
HEHEHE!!! Erramos Fernanda! Já corrigi! Acredita que ninguém tinha notado? Obrigada pela correção. Abraço!