Será que açúcar demais deixa as crianças agitadas?
Ronda um boato que quando as crianças comem muitos doces de uma única vez elas ficam, digamos, agitadas. Já escutei mais de uma vez em aniversários infantis, quando as crianças começam a correr por todo o lado que a causa foi o excesso de doce.
Será?
A pergunta se excesso de açúcar torna as crianças agitadas persegue mães e cientistas. Várias pesquisas tentam desvendar esse mistério. Digo mistério, porque comer doces faz apenas com que a glicose no sangue aumente e não temos nenhum registro que a glicose seja estimulante. Até porque diabéticos com a glicemia (taxa de açúcar no sangue) alta não saem por ai correndo e pulando de uma lado para outro.
Em fim, vários estudos já foram feitos e ainda não se mostrou nenhuma relação entre o açúcar e agitação em crianças. O que é interessante é que um estudo, em especial, se deteve nas mães e não nas crianças. O estudo funcionou da seguinte maneira: a um grupo de mães era dito que seus filhos tinham recebido suco com muito açúcar e a outro grupo era dito que as crianças não tinham recebido açúcar algum. Mas na verdade nenhum grupo havia consumido açúcar, os sucos dados as crianças eram adoçados com adoçantes sintéticos. Depois disso as mães tinham que observar os filhos brincando e avaliar se eles estavam mais agitados anotando num questionário. Sabem o que aconteceu? As mães que acreditavam que os filhos haviam comido açúcar avaliaram os filhos como mais agitados. Enquanto que as mães que acreditavam que os filhos não haviam ingerido açúcar achavam que as crianças seguiam com comportamento normal. Uma outra coisa que as mães também não sabiam é que enquanto elas observavam seu filhos os pesquisadores estavam observando o comportamento delas. Os pesquisadores notaram que, as mães que acreditavam que os filhos haviam comido doce ficavam mais perto das crianças observando atentamente o que eles faziam.
Será então que o açúcar muda o comportamentos dos pais e não das crianças? Essa é a hipótese levantada por alguns pesquisadores. Talvez após darem açúcar aos filhos os pais fiquem mais próximos das crianças por acreditarem que elas vão se agitar. Ao observar atentamente os filhos brincando os pais tem a falsa percepção que eles estão mais agitados. Além disso, é possível que as crianças ao brincarem sob o olhar atentos dos pais, procure fazer mais brincadeiras agitadas para chamar a atenção deles.
Mas parece que mesmo com os estudos existentes muita gente ainda segue acreditando que o açúcar agita as crianças. Por essa razão cientistas seguem buscando alguma relação que justifique essa crença. Até agora nada foi encontrado!
O que também está sendo pesquisado é se o consumo excessivo de açúcar poderia estar relacionado com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Isso porque quando comemos algo saboroso (como doces) uma área específica do nosso cérebro é ativada, a região límbica, ela é responsável por sentirmos prazer. Até ai tudo bem, já que comer causa prazer e é justamente por isso que gostamos de comer . Alguns pesquisadores viram que o consumo excessivo de alimentos doces por crianças pequenas pode deixar essa via hiperativada, mesmo horas após o consumo de doces. A hiperativação dessa região é responsável por alguns dos sintomas vistos no TDAH. Os pesquisadores estão agora investigando se crianças que consomem excesso de doces possuem mais chance de desenvolver TDAH. Só esperando para saber….
Essa região do cérebro também é hiperativada quando se utiliza drogas. É justamente a ativação dessas vias durante o uso de drogas que nos dá prazer e causa dependência. Por causa disso, alguns pesquisadores sugerem que crianças que consomem muito doce nos primeiros anos de vida, poderia ter maior potencial de experimentar drogas e maior facilidade de se tornarem dependentes. Uma coisa é certa, açúcar demais em nenhuma faixa etária faz bem, ainda para mais para crianças pequenas que estão desenvolvendo o paladar e os hábitos alimentares.
Só uma dica: Mamães, não se desesperem quando os pequenos comerem quilos de brigadeiro nos aniversários, acreditem em mim, isso só vai fazer com que eles fiquem ainda mais agitados!
1. A pesquisa do TDAH e doces –> http://1.usa.gov/1597Jff
2. A pesquisa com as mães — > http://1.usa.gov/193Levs
3. Para ler mais sobre o assunto –> http://bit.ly/15o3JGL; http://bit.ly/17pLN1n
http://guiadobebe.uol.com.br/cuidado-com-o-acucar/
Pingback: Mitos populares que são FALSOS – Fatos e Diversão