Por que alguns comprimidos tem uma linha no meio?

Você já reparou né? Alguns comprimidos possuem um sulco no meio, outros são lisinhos, outros brilhantes e outros ainda possuem duas cores. Sabe por que alguns tem essa linha no meio??? Para te avisar que eles podem ser partidos ao meio!!!! Legal né?! Basta colocar a faca no vinco e cortar!

Tablets_pills_medicine_medical_waste

Mas então isso quer dizer que não se pode partir qualquer comprimido?

Claro que nãooo! Não pode partir qualquer comprimido, nem esmagar com um garfo, muito menos abrir cápsulas e misturar na água.

Os comprimidos possuem o principio ativo que irá fazer efeito (ex. paracetamol, dipirona, omeprazol, etc) e mais várias coisa que vão ajudar o principio ativo a ser absorvido pelo organismo. Essas outras coisas que não são o principio ativo são chamadas de excipiente. Os excipientes variam de acordo com o principio ativo. Quando você lê uma bula, bem na parte inicial  está indicado qual é o principio ativo e quais são os excipientes da formulação. Quando tomamos um comprimido ele vai abrir e se dissolver no suco gástrico do estômago ou no líquido dentro do intestino delgado. Somente após se dissolver é que o principio ativo poderá ser absorvido pelo organismo, chegar na nossa circulação e assim ir até o local onde ele fará o efeito. Para ver como um comprimido se dissolve você pode colocar um comprimido num copo d’água e ver ele se dissolver. Se quiser, você também pode agitar o copo para simular os movimentos do nosso trato digestório. Ou melhor ainda, você pode ver uma animação mostrando o que ocorre quando tomamos um comprimido. Para ver o vídeo basta clicar no link  –>http://bit.ly/17GxGJ3 

Alguns comprimidos são revestidos com polímeros e açúcar para lhes conferir características especiais. Existem comprimidos gastroresistente, que passam pelo estômago intactos e só liberam o medicamento no intestino. Isso é feito graças a uma película que envolve o comprimido, essa película é resistente ao pH ácido do estômago e dissolve somente no pH alcalino do intestino. Mas para que é usada essa película? Para proteger princípios ativos que se degradam em pH ácido ou que são irritantes para a mucosa do estômago.

Existem também comprimidos de liberação controlada. Esses comprimidos liberam o principio ativo devagar, porque vão se dissolvendo lentamente. Isso ajuda a diminuir o número de vezes que você precisa tomar o comprimido. Por exemplo, em vez de tomar 3 comprimidos por dia, você poderia tomar um único comprimido de liberação controlada. O comprimido dentro do seu intestino libera o principio ativo por um tempo prolongado, que eqüivale a tomar 3 comprimidos em momentos diferentes do dia.

Os comprimidos revestidos com açúcar são chamados de drágeas. O açúcar pode ser usado para proteger comprimidos muito pequenos e que possam lascar facilmente.  Também pode ser usado quando o principio ativo tem gosto muito ruim, impedindo que você sinta o sabor amargo do medicamento enquanto engole.

Em todos esses casos, se você partir ou esmagar o comprimido ele perderá as característica especiais e a quantidade de principio ativo que você vai absorver poderá ser alterada. O que vai acabar afetando o efeito do medicamento.

Para poder partir um comprimido ao meio ele não pode ter nenhum revestimento e também tem que ter algo chamado homogeneidade. O que quer dizer que todo o comprimido possui quantidades iguais do principio ativo em todas as partes. Vou dar um exemplo para você entender melhor. Se o comprimido tiver 50mg de principio ativo, quando você partir ao meio tem que haver 25mg de um lado e 25mg do outro. As vezes pelas propriedade do principio ativo e dos excipientes isso não acontece e você poderá tem 30mg de um lado e 20mg do outro. Nesse caso o comprimido não pode ser cortado.

Para facilitar tudo, se aceita que quando a indústria farmacêutica faz um comprimido com um sulco no meio ela está indicando que esse comprimido pode ser partido ao meio sem problemas.

Comprimidos-Hugh-Laurie-Idioma

E as cápsulas?

As cápsulas são feitas de gelatina ou polímeros sintéticos e dentro delas está o principio ativo e os excipientes. Quando ingerimos a cápsula ela se abre e libera o conteúdo no nosso estômago. Agora escute bem: uma cápsula nunca deve ser aberta e misturada em água, suco, leite ou qualquer coisa. Se uma pessoa está com dificuldade de deglutir a cápsula, ela deve procurar uma formulação alternativa como xarope ou solução. Caso não exista o mesmo medicamento da cápsula em forma líquida, a pessoa deve consultar um médico para que ele indique uma outra alternativa.

Uma coisa de cinema, que nunca deve ser feita fora das telas, é colocar medicamento escondido em sucos e comidas. Isso é muito perigoso!!! Podem ocorrer intoxicações, interações com outros medicamentos e até mesmo casos graves de alergia.

E já que estamos falando nisso vale lembrar: Os medicamentos deve ser sempre tomados com água. Sim, água! Não é leite, não é suco, não é refrigerante, é água. Isso porque muitos princípios ativos podem ser degradados ou ter a absorção alterada com leite ou suco. A não ser em casos especiais, indicados por médico ou farmacêutico, tome seu medicamento sempre com água para não errar. E outra coisa, nada de tomar comprimido e cápsula deitado! Pelo menos sente-se para deglutir o medicamento, isso garante que ele não fique preso no seu esôfago e vá direto para o estômago.

Certo?! Agora quando você ver um comprimido com o sulco no meio já sabe que pode parti-lo no meio sem medo. Se tiver dúvida de como fazer, fale com um farmacêutico que ele te explica tudo, tem sempre um na drogaria que você compra seu medicamento. 

1. Quer ler mais? http://bit.ly/1371Zox