Botox para tratar suor excessivo?!

É isso mesmo que você leu. O Botox usado para rugas, que deixou várias celebridades sem expressão, pode ser usado como tratamento de suor excessivo. Quê!? Acha que eu estou de brincadeira? Não, não, não! Vou explicar tudinho.

O Botox é o nome comercial da toxina botulínica tipo A. A toxina botulínica é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. A toxina é conhecida há muitos anos como responsável por uma doença chamada botulismo, onde ocorre a paralisia de vários músculos e pode levar a pessoa a morte. No ano 2000, o uso da toxina botulínica foi aprovado pela ANVISA para uso estético no combate as rugas e passou a ser o popular Botox.

Clostridium botulinum

Mas como a toxina botulínica consegue causar paralisia muscular?

Na contração muscular o nervo responsável pelo movimento do músculo libera um neurotransmissor chamado acetilcolina nas fibras musculares. A acetilcolina induz a contração da fibra muscular e assim movimentamos o músculo. A toxina botulínica inibe a liberação de acetilcolina, dessa forma o músculo não consegue contrair e fica paralisado.

E as rugas o que tem a ver com paralisia muscular?

As rugas e linhas de expressão são causadas pelo movimento ao longo dos anos dos vários músculos faciais. Quando a toxina botulínica é injetada, em pequenas quantidades, sobre o feixe muscular responsável por um linha de expressão, ela paralisa esse músculo. Sem movimento a linha de expressão fica quase imperceptível após no máximo 3 dias da aplicação da toxina. O efeito paralisante dura de 4-6 meses, após esse período a toxina precisa ser reaplicada. O que todos nós já sabemos é que Botox de mais faz com que a pessoa perca a expressão facial, efeito notado principalmente no sorriso. Agora, vocês já sabem que a falta de expressão e efeito plastificado visto em muita gente que colocou Botox, ocorre porque os músculos faciais estão paralisados, o que compromete as expressões faciais.  

E o suor excessivo?

Existem pessoas transpiram excessivamente em algumas partes do corpo como mãos, pés e axilas. Em casos mais raros, a pessoa transpira excessivamente em todo o corpo. Essa condição é chamada de hiperidrose. A pessoa com hiperidrose transpira sempre, faça frio ou calor. A liberação do suor também é controlada por feixes nervosos que vão até a nossa pele.  Lá a fibra nervosa libera acetilcolina (a mesma que faz os músculos contraírem) que vai agir nas glândulas de suor (chamadas de glândulas sudoríparas) fazendo com que elas contraiam e liberem o suor.

Já sacou como o Botox pode ajudar as pessoas com hiperidrose?  Isso mesmo! Dá mesma forma que a toxina botulínica inibe a liberação de acetilcolina nos músculos, ela também inibe nas glândulas do suor. Fazendo com que a glândula fique “paralisada” e não libere suor. O uso de toxina botulínica para a hiperidrose está aprovado para o suor excesso nas mãos e axilas. A forma de administração é a mesma que para as rugas: o toxina é injetada em quantidades pequenas no local onde se quer paralisar as glândulas de suor.

E não é só isso!!! A toxina botulínica é aprovada para uso em outras condições médicas que também envolvem contração muscular. Como por exemplo: estrabismo (desvio de alinhamento entre os olhos), espasmos (contração involuntária) musculares, prevenção de enxaqueca crônica severa e incontinência urinária. Não custa dizer que em todos os casos somente médicos especializados e treinados podem fazer a indicação e a administração da toxina botulínica. Existem vários efeitos adversos que podem ocorrer, sobretudo devido a erros na administração da toxina. Como dito antes o efeito dura de 4-6 meses, então melhor não errar na hora de injetar a toxina!

Só mais uma da toxina botulínica: Já escutou que não se pode comer conservas com a lata estufada? Sabe o porquê? Porque quando não preparadas adequadamente as conservas são um ótimo meio para o crescimento de  Clostridium botulinum. Dentro da lata fechada e escura da conserva essa bactéria cresce e produz muita toxina botulínica. A lata da conserva estufa pelos gases produzidos por essa bactéria enquanto ela se alimenta e se reproduz. O consumo de conserva contaminada com toxina botulínica  causa o botulismo que falamos no inicio do post. Atualmente o número de casos de botulismo diminuiu muito devido a melhor qualidade e controle na produção de conservas. Igual não custa ficar de olho, se a lata de qualquer enlatado tiver estufada nem pense em consumir.

1. Quer ver um vídeo mostrando como o Botox age –> http://bit.ly/16YlEZn

2. Quer ler mais? http://bit.ly/12gtlYX e  http://bit.ly/1eV9gKp

3. Na imagem, em roxo, você vê o Clostridium botulinum.