Colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer.

O mito dessa semana vem direto dos anos 90. Na época em que cabelos super longos eram moda até mesmo para os meninos. Existiam vários tipos de truques para fazer os cabelos crescerem e o mais clássico de todos era colocar anticoncepcional no shampoo.

O nosso mito dessa semana é:

“Colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer.”

hair

Simplesmente pergunte-se: Do que são feitos os anticoncepcionais?

As pílulas contraceptivas contém, em geral, um análogo sintético da progesterona e um análogo sintético dos estrogênios, hormônios produzido normalmente pelas mulheres.

Os estrogênios, em mulheres adultas, são produzidos principalmente na primeira fase do ciclo menstrual. Eles são responsáveis por eventos fisiológicos que facilitam a fecundação do óvulo, como  por exemplo aumento da lubrificação vaginal, aumento do desejo sexual e principalmente a recuperação do tecido interno do útero após a menstruação. É justamente um grande aumento na produção de estrôgenios (na metade do ciclo menstrual) que induz um pico na concentração de outro hormônio, chamado LH, que leva a ovulação. Além disso, os estrogênios também causam retenção de líquido, aumento de triglicerídeos, diminuição da perda óssea,  entre vários outros efeitos. Durante a puberdade são os estrogênios os principais responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais femininas

Já a progesterona é produzida todo mês após a ovulação e atua na preparação do interior do útero para que caso o óvulo tenha sido fecundado ele possa se alojar no útero e gerar o bebê.

O efeito da pílula contraceptiva (inibidor da gravidez) ocorre porque concentrações estáveis desses hormônios, produzidas pelo anticoncepcional, inibem a ovulação.

Nenhuma das ações dos hormônios femininos afeta o crescimento do cabelo ou dos pêlos. O crescimento de pêlos no corpo inclusive está relacionado com hormônios masculinos e não femininos. Logo não existe nenhuma explicação que justifique a adição de anticoncepcional no shampoo. Até porque se isso fosse verdade os shampoo já seriam vendidos com hormônios, não acham?

Mesmo que esses hormônios não promovam o crescimento do cabelo, será que o couro cabeludo é capaz de absorver os hormônios colocados no shampoo?

A pele é uma barreira importante e muito eficiente que protege o nosso organismo, fazendo com que poucas substâncias sejam absorvidas e entrem no nosso corpo. O tempo de exposição da pele ao shampoo com anticoncepcional e a sua formulação fazem com que seja pouco provável que alguma quantidade de hormônio seja absorvida pelo couro cabeludo.

Ainda bem que os anos 90 se foram!  Ainda bem que inventaram o mega-hair!