Tanto frio que o shampoo não sai do frasco!
Hoje pela manhã fez 5°C em Porto Alegre e o meu shampoo quase não saiu do pote. A gente quase nem percebe, mas o mesmo shampoo que antes tinha uma consistência ótima, agora teima para sair do frasco. Você aperta, aperta e uma gota espessa fica em dúvida se cai na sua mão ou se volta para o frasco.
O que aconteceu?
A viscosidade depende da temperatura! Na verdade, a viscosidade depende da interação entre as moléculas, quanto mais “perto” uma molécula estiver da outra mais viscoso estará o líquido. Da mesma forma quanto mais longe elas ficarem umas das outras menos viscoso ficará o líquido. Muito bem, mas e a temperatura o que faz nisso? O aumento da temperatura significa aumento da energia cinética, ou seja, aumento na agitação das moléculas. Quanto mais “agitadas” mais dispersas estão as moléculas e assim menos viscoso está o líquido. Temperaturas mais baixas correspondem a menor energia cinética, menos agitação e mais viscosidade (porque as moléculas ficam todas juntinhas!!).
Na verdade todo mundo que já fez molho de queijo sabe disso. Na panela, fervendo o molho tinha a consistência perfeita, depois que esfrio virou um grude! Nunca aconteceu com vocês?
E o shampoo? Quando foi formulado ele passou por testes de viscosidade até acertar a fórmula com a consistência ideal, mas esses testes são feitos em temperatura controlada, em geral 25°C (considerada temperatura ambiente). Resumindo a temperatura da viscosidade ideal do shampoo é 25°C, mas a fórmula apresenta uma boa viscosidade entre 15 e 35 °C.
Por isso nos 5°C do meu banheiro a viscosidade do shampoo é tanta que ele quase não sai do frasco. Mas não se preocupe em breve virá o verão e teremos 40°C em Porto Alegre, nesse dia certamente o shampoo de tão líquido vai escorrer entre meus dedos.
Aproveitem o frio!!