Por que urinamos mais quando bebemos?

Uma coisa nessa vida é certa: a fila enorme nos banheiros dos bares.

Vocês já devem ter reparado que quando bebemos bebidas alcoólicas precisamos ir mais vezes ao banheiro. Muitos podem pensar: urinamos mais porque estamos bebendo e por isso temos mais líquido para eliminar. Só que cada 1,3ml de álcool que você consome produz um aumento de 10ml na sua urina. Por isso uma dose de whisky faz você urinar mais que um copo de cerveja.

Mas como o álcool faz isso?

A formação de urina ocorre nos rins e lá o volume e a composição da urina são divinamente regulados por vários mecanismos: hormônios, osmose, transportadores, etc. Um hormônio muito importante é a vasopressina, também conhecido como ADH e hormônio antidiurético. A vasopressina é produzida na glândula pituitária que fica no sistema nervoso central. Nos rins ela abre poros (como se fossem canais de água) por onde a água pode sair da urina em formação e voltar para o nossa circulação. Esse mecanismo poupa água e diminui a quantidade de urina.

O danado do álcool (etanol) inibe a produção de vasopressina, com isso não se formam os canais de água nos túbulos renais e assim a água que não conseguiu voltar para o sangue é eliminada na urina. Isso faz com que o volume de urina aumente.

Sei que parece um pouco complexo, o desenho abaixo ajuda a entender melhor.

adh 3 adh 4

Na figura A vemos o que ocorre normalmente no nosso corpo: a vasopressina (AHD) abre canais por onde uma parte da água retorna para a corrente sanguínea. Na figura B vemos que a presença do álcool na circulação inibiu a produção de vasopressina (ADH) e por isso mais água ficou na urina porque não conseguiu retornar a circulação, resultando em um maior volume de urina.  

Por isso o álcool desidrata, porque perdemos muita água e sais minerais quando bebemos. Você já acordou com a boca seca no dia seguinte de ter bebido? Aposto que sim! Além do gosto de “guarda-chuva” na boca, causado por um intermediário na metabolização do etanol,  é comum sentir muita sede e a boca seca após uma bebedeira. A desidratação produzida pela álcool também contribui para a dor de cabeça e o enjôo presentes na ressaca.

Uma dica legal é intercalar a bebida alcoólica com água. Beba um copo de água entre cada copo de chope ou taça de espumante e no outro dia tenha outra vida. Claro que o mais fácil é sempre beber em quantidade moderada, mas quando a ocasião não permitir vá se hidratando durante a noite.

Era isso então! Lembrem da vasopressina na sexta a noite e tenham uma manhã de sábado mais hidratada!

Dúvidas? Não entendeu? Quer saber mais? Escreve pra gente!

1. Fonte: http://tinyurl.com/qepo5tl