Creme de colágeno rejuvenesce.

É impressionante a quantidade de cremes, cápsulas, suplementos, balas e até barras de cereal contendo colágeno que prometem uma pele mais jovem. Além, é claro, de cabelos brilhantes, unhas fortes e toda a beleza reunida. Mas quem é esse colágeno para ser capaz de rejuvenescer? Vamos descobrir se ele realmente faz o que promete?

Para explicar a verdade sobre os cremes de colágeno (e sua família) nosso mito dessa semana é:

“Creme de colágeno rejuvenesce!”

veia2

O colágeno é uma proteína responsável pela sustentação de tecidos como a pele e os tendões. Ele é produzido pelas células da nossa pele, depois é exportado para o lado de fora das células, onde, graças a sua estrutura em forma de hélice, ele é capaz de dar elasticidade e sustentação as células a sua volta. É como se fosse uma mola que segura várias células, embora permita um certo movimento ele sempre volta para o lugar trazendo consigo as células bem firmes. Com o envelhecimento a quantidade e qualidade do colágeno produzido tanto pela pele como pelos tendões piora, por isso eles perdem a firmeza.

A pele é uma das barreiras mais eficientes do nosso corpo (e porque não dizer dá natureza?!). Ela é capaz de deixar somente que algumas substâncias sejam absorvidas e/ou liberadas para o meio externo. Já pensou se qualquer coisa pudesse atravessar a nossa pele?! Ainda bem, somente substâncias com algumas características químicas específicas conseguem entrar na nossa pele. Uma das principais características é o tamanho! Somente moléculas pequenas conseguem ser absorvidas pela pele.  Esse certamente não é o caso do colágeno que é uma proteína. Proteínas são grandes! Elas são polímeros formados por várias unidades, chamadas de aminoácidos.

Então pense: se o colágeno do creme não consegue nem penetrar na sua pele, quem dirá rejuvenescer!

Mito, mito, mito!!! O creme de colágeno é mito! Ele pode até hidratar a sua pele pelos outros componentes da formulação, agora o colágeno em si não faz nada, nadinha.

Mas então se eu comer colágeno em cápsulas, suplementos, gelatina e barras de cereais ,ele vai chegar na minha pele?

Infelizmente também não! Voltando as proteínas… Quando comemos uma proteína, pode ser qualquer uma incluindo o colágeno, ela será digerida pelo nosso estômago e intestino. Digerir proteínas significa quebrar suas moléculas em pedaços menores, até chegar em aminoácidos. Isso porque como a proteína é muito grande, nós não conseguimos absorver. Já os aminoácidos  sim, eles são facilmente absorvidos. No nosso corpo, os aminoácidos são como blocos de Lego (o brinquedo de montar, lembra?) que vão servir para montar todas as proteínas que precisamos. Resumindo, isso quer dizer que quando comemos colágeno ele vai ser quebrado em aminoácidos, que serão absorvidos e servirão para fazer qualquer proteína do nosso corpo. Então, novamente o colágeno não consegue chegar no seu rosto e por isso não vai te rejuvenescer. 

Recentemente algumas pesquisas começaram a investigar o uso de colágeno hidrolisado para tratamento de dor em articulações e tendões. O colágeno hidrolisado é o colágeno que teve a sua estrutura quebrada em pedaços, ficando apenas dois ou três aminoácidos (os blocos de Lego) unidos. Dessa forma os blocos do colágeno conseguem ser absorvidos pelo nosso intestino e servir, teoricamente, para estimular a produção de novo colágeno nas articulações e tendões. Os resultados dessas pesquisas ainda são contraditórios e insuficientes. Alguns estudos apontam uma melhora nas articulações após consumo de colágeno hidrolisado, outros não mostraram melhora nenhuma. O jeito é esperar mais pesquisas para podermos concluir melhor sobre o colágeno hidrolisado!

 Agora, o colágeno serve sim como fonte de aminoácidos, assim como qualquer proteína. Uma dieta pobre em aminoácidos contribui para o envelhecimento de articulações e da própria pele. Então comam proteínas! Melhor ainda se forem proteínas de fontes variadas, porque assim teremos blocos de todos os tipos para montar as proteínas que formam o nosso corpo.  Só não vão ser enganados pela máfia do colágeno!

1.Quer ler mais? http://1.usa.gov/19wprAN, http://1.usa.gov/16SS6w4